Pesquisas recentes realizadas por sites que trabalham com vendas online constataram uma forte adesão de pessoas com mais de 60 anos ao universo das compras pela internet. Essa parcela de público, que antes possuía pouca representação nos infográficos de consumidorese-commerce, hoje tem seus números crescendo em grande escala.

O aumento de pessoas com acesso a internet Banda Larga no Brasil, sobretudo entre as pessoas com mais de 60 anos, é um dos principais fatores que contribuíram para a conquista desses novos compradores conectados às vendas online. Outro elemento que abriu as portas do e-commerce ao pessoal da melhor idade é a maior familiaridade que eles atualmente possuem com o ambiente virtual.

No início da propagação da internet no Brasil e posterior Banda Larga, era comum para os idosos acharem bastante dificuldade para assimilar, seja por preconceito ou medo, essa nova forma de comunicação e agora também fazer negócios. Contudo, a dificuldade sofrida pela faixa etária dos 60 mais,para se conectar a internet, vem diminuindo consideravelmente.

Demais motivos ajudaram a fazer do pessoal da melhor idade consumidores cada vez mais assíduosdomercado e-commerce. Um deles é o fato de que muitos desses idosos estão conectados à internet por, no mínimo, dois aparelhos. Nãoapenas através de um PC ou notebook, mas também através de dispositivos móveis, como Smartphones e Tablets. Isso contribuiu para descomplicar o uso da internet pelos idosos e tornarcotidiana a convivência desses indivíduos com o mundo cibernético.

Além do que, muitas instituições de ensino atualmente oferecem cursos de informática voltados especialmente para ensinar quem está nessa fase da vida a usar a internet. Desse modo, eles aprendemcom ajuda especializada. Sem precisar ter vergonha e depender daboa vontade do filho ou neto mais próximo.

Vantagens como maior comodidade e segurança na hora da compra colaboraram para os idosos serem considerados, hoje, o grupo que mais opta pelo e-commerce quando o assunto é encher o carrinho. Poder comprar o que quiser no conforto de casa, ao alcance de um clique, sem precisar enfrentar filas ou andar de loja em loja na busca de preços melhores, são alguns dos benefícios que levam essas pessoas a comprar online. Sobretudo, para aqueles idosos que possuem algum problema de saúde e locomoção.

A grande adesão dos idosos às compras pela internet também se deve ao fato de quea  terceira idade de hoje difere bastante da mesma geração de décadas atrás. Hoje, eles possuem maior independência, grau de instrução e melhor poder aquisitivo. Muitos hoje moram sozinhos, possuem uma vida social intensa ou, mesmo já aposentados, ainda estão em atividade profissional.

Com a quebra de barreiras e desconfiança das pessoas com mais de 60 anos à internet, a aceitação delas às lojas virtuais só tende a aumentar. Transformando os consumidores mais velhos em um nicho de mercado em que o varejo online precisa estar cada vez mais atento; Direcionando seus esforços para consolidar de vez a aderência da geração mais antiga ao segmento de e-commerce, e atrair para perto a parcela desse grupo que ainda está resistente e se mantém distante da internet.