Marketing de conteúdo é uma expressão que está em alta no momento. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, não se trata de um tipo diferente de marketing, mas sim uma nova maneira de trabalhar o marketing digital.

Apesar de estar em constante crescimento, não são todas as empresas que sabem ao certo o que quer dizer marketing de conteúdo ou como aplicá-lo no dia a dia.

Se você também tem dúvidas quanto ao assunto, iremos apresentar neste artigo tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo.

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing com objetivos específicos. O principal deles é produzir conteúdos para serem consumidos por um público específico de forma a ajudá-lo em um processo de compra.

Ou seja, é uma maneira de atrair um visitante de forma espontânea, solucionar as suas necessidades e, por fim, conquistá-lo como um cliente fiel. Tudo isso através de conteúdos diversos, elaborados com cuidado e planejamento.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo é uma maneira de engajar o público alvo, envolvê-lo com informações relevantes. Assim, a empresa irá conquistar não só um cliente, mas autoridade, reconhecimento, posição no mercado e, claro, visibilidade na internet.

Como fazer marketing de conteúdo

Saber fazer marketing de conteúdo é bem mais importante do que saber a definição desta expressão. Afinal, não adianta criar os mais variados tipos de conteúdos se eles não atendem aos anseios do público alvo. Mas, como fazer isso?

Antes de tudo, é preciso saber o que o seu público precisa, definir o que vai publicar, onde este conteúdo será veiculado, o formato da publicação e o que você deseja alcançar com tudo que será construído e apresentado.

Algumas maneiras de fazer marketing de conteúdo são através de:

· Blog

· Redes sociais

· Vídeos

· Email marketing

· Conteúdos relevantes etc.

A partir daí cabe a você definir aquele conteúdo que será distribuído. Podemos citar os artigos, webinários, ebooks, cursos, podcasts, notícias e muito mais. Sempre levando em consideração um bom planejamento de pauta em todos estes casos.

Conteúdo é o mais importante

Marketing de conteúdo é um conceito recente, mas que já garantiu o seu lugar nas estratégias de marketing de qualquer empresa. O motivo é a eficiência que ele proporciona para quem conhece e sabe usar tudo que ele tem a oferecer.

No entanto, é preciso lembrar da grande característica do marketing de conteúdo que é a relevância daquilo que é apresentado ao futuro cliente. Um dos grandes erros de algumas empresas é produzir material falando apenas delas mesmas.

Por mais que o objetivo de qualquer negócio seja vender alguma coisa, produzir conteúdo falando apenas da empresa e do que ela deseja vender serve mais para afastar do que para atrair o cliente.

O marketing de conteúdo precisa capturar o cliente de forma espontânea, atender à expectativa dele, solucionando o problema que ele busca na internet, conquistar a sua confiança e, assim, transformá-lo em um cliente fiel.

Além de um conteúdo rico, interativo e interessante, algumas técnicas também podem ajudar. E uma delas é o uso do SEO (Otimização para motores de busca).

SEO inclui práticas que garantem um ótimo posicionamento nos buscadores, fazendo com que o cliente encontre a página da empresa mais rapidamente na internet.

Apesar de ser um conceito novo, o marketing de conteúdo é uma estratégia realmente eficiente e que se desenvolve a cada dia que passa. Se você quer que a sua empresa drible a concorrência e ocupe uma posição de sucesso no mercado, precisa começar a trabalhar já o seu marketing de conteúdo.