O mundo do empreendedorismo mudou. Com ele, novas formas de se fazer negócio e captar clientes foram surgindo. E, dentro deste cenário, está o marketing. Sobretudo o digital, é uma das ferramentas de negócios mais poderosas dentro desse meio. Mutável, ele sempre se reinventa e traz consigo novas formas de atrair pessoas, que virão a se tornar seus futuros consumidores.

Uma das mais recentes e assertivas estratégias de marketing utilizadas é o Inbound Marketing. Palavra-chave hoje em dia na hora de se construir marketing digital de qualidade. Inbound marketing ou literalmente apelidado de marketing de abertura ou atração, vem surpreendendo positivamente seus usuários.

Essa ferramenta poderia ser também chamada de marketing do envolvimento. Um dos pontos fortes do inbound marketing é fazer com que a empresa não tenha de ir atrás de potenciais clientes. Contudo, encantá-los a ponto que, de forma espontânea, eles passem a conhecer a sua marca e venham até a sua empresa. Sem que você tenha que fazer quase ou nenhum esforço por isso.

O inbound marketing é uma tática de marketing digital de uso bastante eficaz e que, se bem estruturada, pode dar uma verdadeira guinada nos lucros obtidos por uma organização.

Ela é de importante conhecimento e utilização especialmente para os novos empreendedores, que possuem negócios ainda em fase embrionária ou inicial, com empresas de pequeno porte e médio porte. Fundamental para todo empreendedor que deseja segmentar sua marca no mercado atual e multiplicar seu quadro de vendas.

Para se beneficiar dos resultados obtidos pelo inbound marketing, primeiro é preciso que a empresa esteja com sua marca também inserida no universo digital. Seja através de blogs, sites ou redes sociais. O próximo passo é utilizar essa poderosa ferramenta para posicionar e melhorar o conteúdo gerado por esses canais de forma acertiva e dinâmica. O que trará não apenas visitantes esporádicos, mas sim usuários contínuos, que passarão a futuros clientes que acreditam na marca e se tornam fidelizados.

O diferencial do inbound marketing está no direcionamento do conteúdo produzido por um veículo digital de uma empresa. Essa estratégia foca no real desejo e necessidade dos seus usuários e possíveis compradores.

As pessoas hoje estão cada vez mais cautelosas na hora de fechar compras e buscam sempre conhecer o mais aprofundado possível o histórico de uma empresa. Usando as estratégias de inbound marketing os empreendedores podem manter uma relação mais próxima e verdadeira com seu consumidor. Mostrando as alternativas certas para que ele possa conhecer a marca, sanar suas dúvidas e ao final, fechar negócio com a empresa.

Essa didática de marketing pode ser dividida em quatro fundamentos: Attract (atração de pessoas que nunca entraram em contato com a empresa e desconhecem a marca. Feito através de blogs, uso de palavras-chave no texto, que o ajudam ser melhor rankeado por sites de busca, e uso de redes sociais);

Convert (aqui, se encaixam aqueles que já conhecem a empresa e visitam esporadicamente seus veículos digitais. Esse contato deve ser estreitado pelo uso de foruns, técnicas de Calls-to-Action, onde se faz com que o visitante forneça certas informações para que se possa conhecer mais de seu estilo pessoal, porém não de maneira imposta, e uso de landing pages);

Close (fechar. Aqui os até então desconhecidos já se tornaram usuários e mantém contato habitual com a empresa. Para aproximar ainda mais esses leads, a empresa pode lançar mão do uso de CRM, E-mails marketing e métodos de workflows);

Delight (Essa é a fase final, a fase do encantamento. O cliente já se mostra totalmente envolvido com a empresa, a ponto de defendê-la e divulgar a marca para outras pessoas. Para manter essa relação cliente-empresa o mais linear e transparente e possível. Entram aqui técnicas de monitoramento das necessidades dos clientes e meios de saber o que eles pensam sobre uma marca e seus produtos. Com uso de pesquisas, produção de conteúdo voltado para determinado segmento).

Utilizando esses quatro pilares, a empresa consegue uma interação muito mais eficaz com o seu cliente. Usando o inbound marketing os novos empreendedores conseguem direcionar seus recursos, geralmente menores, quando se fala em pequenas e médias empresas, para o marketing digital certeiro. Atraindo as pessoas que realmente se deseja atingir e não dispersar energia em todos os tipos de público na tentativa de acertar o alvo.

Outra metodologia de marketing que veio bem antes do inbound marketing é o tradicional funil de vendas. Ele parte do principio de três partes – topo, meio e fundo. Muito utilizado, ele ajuda a compreender como se dá o processo de captação de pessoas, até transformá-las finalmente em clientes.

Os métodos de aproximação e fechamento de compras do funil de vendas se assemelham em vários pontos ao inbound marketing. Porém para que a empresa obtenha total sucesso em sua estratégia de marketing, sai na frente aquelas que unem a tradição do funil de vendas à inovação e precisão do inbound marketing.